Harmonização
Facial

A HARMONIZAÇÃO FACIAL é o conjunto de técnicas que, quando combinadas, buscam o equilíbrio funcional-estético da face. Permite ao Cirurgião dentista, uma gama de novas técnicas, aliando seu olhar apurado à precisão manual de profissionais acostumados e treinados aos detalhes de Estética e Função.

RESOLUÇÃO CFO-198/2019, o Conselho Federal de Odontologia reconhece a Harmonização Orofacial como especialidade odontológica, e a define como sendo um conjunto de procedimentos realizados pelo cirurgião-dentista, em sua área de atuação, responsáveis pelo equilíbrio estético e funcional da face. Desta forma, uso da toxina botulínica, preenchedores faciais, laserterapia, bichectomia, dentre outros, são procedimentos que o Cirurgião Dentista pode lançar mão no campo da Harmonização facial

Confira abaixo as técnicas mais usadas na Harmonização Facial

Técnica

Toxina Botulínica

A toxina botulínica é uma substância secretada pela bactéria anaeróbica Clostridium Botulinum, que pode ser encontrada na natureza.

A Toxina Botulínica age bloqueando a liberação do neurotransmissor acetilcolina para as fibras musculares.Uma vez que esta comunicação entre o cérebro e o músculo é bloqueada,a musculatura do local não consegue mais se contrair.

O efeito é bem seguro, delimitado e temporário, durando cerca de 3 a 6 meses.

Indicações de Toxina Botulínica

  • Rugas de expressão
  • Sorrisos assimétricos
  • Sorrisos gengivais
  • Bruxismo
  • Cefaléias tensionais
  • DTM ( disfunções têmporo-mandibulares)
Técnica

Preenchimentos

O ácido hialurônico está presente em diversos lugares do nosso corpo. Na pele ele age fornecendo água, vitaminas e estimulando a formação de colágeno, dando elasticidade e firmeza. Com o envelhecimento perdemos volumes e sustentação e o ácido hialurônico é usado para correções e também para prevenção.

Onde o Ácido Hialurônico pode ser aplicado?

Existem diversas indicações para o preenchimento facial, e abaixo, listamos as mais comuns:

  • Rugas de Marionetes
  • Preenchimento labial (definir volume, contorno e hidratação dos lábios)
  • Preenchimento de olheiras
  • Preenchimento do sulco nasolabial (bigode chinês, como mais conhecido)
  • Preenchimento do malar, (maçã do rosto, trazendo jovialidade e sensualidade)
  • Contorno Mandibular, devolvendo a feminilidade ou a masculinidade e sustentando os tecidos.
  • Contorno do mento (ou queixo),dando projeção e estética
  • MD codes, agindo na sustentação dos tecidos da face.
Técnica

Volumizações e Bioplastias

Também são preenchimentos com ácido hialurônico, geralmente de alta viscosidade e aplicado em camadas mais profundas para dar volume e/ou novas formas como Contornos Mandibulares, Mento (queixo),Malar. A Volumização também ajuda na sustentação dos tecidos.

Técnica

Bioplastias de lábios

O ácido hialurônico é usado para hidratar, delimitar o contorno, suavizar e prevenir o envelhecimento (código de barras), reposicionar a comissura labial, e dar volume quando desejado. O volume dos lábios deve ficar homogêneo e harmonioso de acordo com o restante da face. Reposicionar o pilar do filtro e o arco do cupido trazem jovialidade e sensualidade assim como a cor avermelhada de um lábio bem hidratado.

Técnica

IPRF/PRP

Quando o assunto é rejuvenescimento, a palavra mágica é COLÁGENO!!! A falta desta proteína deixa em nossa pele sinais de fragilidade, aspecto quebradiço, ressecado, enrugado e sulcado. Começamos a perder esta proteína a partir dos 25 anos e, a cada ano, a tendência é só acentuar. Além disso, alguns hábitos e fatores aceleram o envelhecimento como o sol em excesso sem proteção, consumo excessivo de açúcar e álcool, fumo e queda hormonal. Para ajudar na prevenção e também na recuperação desta pele é necessário lançar mão de alguns tratamentos, como o IPRF (Fibrina rica em plaquetas ou melhor dizendo , fibrina leuco plaquetária autóloga).

Benefícios

  • Regeneração da pele (Oferece melhor resposta tecidual frente ao estímulo dos fatores de crescimento que ali foram injetados, melhorando a microcirculação sanguínea e a formação de colágeno.
  • Manutenção do volume do rosto.
  • Estimulação da síntese de um novo colágeno realizando um processo de renovação celular natural.
  • Os resultados começam a aparecer após 10 dias mas serão mais evidentes após a segunda sessão.
  • ** Pele mais viçosa , hidratada e firme
  • ** Redução de linhas de expressão e até mesmo uma melhor sustentação já que o processo por si só regenera e rapara os tecidos da face.
  • PS: A área Odontológica é pioneira a utilizar os agregados plaquetários autólogos de forma legalmente regulamentada (Resolução 158/015- CFO _Conselho Federal de Odontologia)
  • Técnica

    Skinbooster

    Ácido Hialurônico específico para hidratação da pele, onde ajuda a restaurar o equilíbrio de hidratação da pele, melhorar sua estrutura e elasticidade.

    Uma excelente técnica para ser realizada também antes de outros procedimentos que serão melhores aceitos numa pele revigorada.

    Técnica

    Microagulhamentos

    Ideal para revitalização da pele. Além de estimular a produção de colágeno ajuda a veicular ativos durante a sessão como Vitamina C, retinol, DEMAE, fatores de crescimento, clareadores e firmadores entre outros.

    Técnica

    MD codes

    Técnica de preenchimento desenvolvida pelo brasileiro Mauricio Maia. Codifica pontos específicos da face para aplicação de ácido hialurônico visando reestruturar o formato e a sustentação da face. Com esta técnica conseguimos moldar o formato do rosto, corrigir pequenas assimetrias, repor volume perdido em determinadas áreas e fazer um efeito de lifting na face.

    Técnica

    Lipo enzimática de papada

    Redução enzimática submentual utilizando enzimas especiais como o ácido deoxicólico. O procedimento é simples, pouco invasivo, com aplicações locais sem necessidade de anestesia ou sedação.

    São necessárias até 6 sessões, dependendo da avaliação. Técnica muito procurada para melhorar contorno facial, melhorar o famoso ¨queixo duplo¨.



    Tire suas dúvidas sem compromisso